Serviços
Início » Reparo, Restauração e Remanufatura
Reparo, Restauração e Remanufatura
Após a coleta é realizada uma triagem onde definimos o que será destinado ao processo de descaracterização, reciclagem e o que será destinado a remanufatura.
Os equipamentos passam por uma criteriosa análise, possibilitando identificar as condições físicas, estado de funcionalidade e sua viabilidade de retorno ao mercado.
Contamos com uma equipe de profissionais altamente qualificada, onde cada equipamento é analisado de forma individualizada.
Este processo é de suma importância no ciclo da logística reversa, pois garante às empresas e consumidores uma boa relação custo-benefício no que diz respeito ao mercado de tecnologia.
Peças e insumos considerados inaptos, são imediatamente direcionados ao processo de reciclagem, garantindo assim a correta destinação e observância das obrigações legais.
Confira os 3 métodos que utilizamos para reinserção dos equipamentos no mercado:
Reparo
Processo básico, consiste em consertos simples, devolvendo funcionalidade a um equipamento avariado. Nesta etapa geralmente os equipamentos são descartados por não atenderem mais a necessidade de um determinado tipo de atividade ou funcionalidade, porém será muito necessário para outras.
Restauração
Processo intermediário, a restauração é o processo quando um equipamento precisa de vários reparos em seus diferentes componentes para assim voltar ao funcionamento normal. Nesta etapa, o equipamento é descartado por ter seu funcionamento básico comprometido. Com a correta manutenção, grande parte destes equipamentos são devolvidos ao mercado, gerando economia ao consumidor e principalmente sustentabilidade ao meio ambiente.
Remanufatura
Processo complexo, no qual contempla diversas etapas, tais como triagem, higienização, desmontagem, preparação, montagem e controle de qualidade. Estes equipamentos, diferente das outras duas etapas, geralmente são descartados por apresentar problemas graves e que seu conserto se torna inviável por conta do custo de manutenção. Novamente a avaliação é feita e de acordo com as políticas da logística reversa a destinação / conserto destes equipamentos dependerá muito principalmente das peças de reposição.
Os três procedimentos têm a finalidade de prolongar a vida útil do equipamento, parte do pensamento sistêmico da Economia Circular que consiste em idealizar formas para que equipamentos possam ser utilizados o maior tempo possível.