Segundo um recente estudo realizado pelo observatório FEBRABAN, onde evidencia cada vez mais as iniciativas sociais e ambientais de empresas que de certa forma influenciam nas decisões de compras dos brasileiros. As mesmas condições são requeridas para os governos mesmo que isso implique em um crescimento econômico menor para o Município, Estado ou Nação.
As siglas ESG (Environmental, Social and Governance) que traduzido para o português é como Sustentabilidade Ambiental, Social e Governança Cooperativa é o conceito que engloba as diferentes ações que são cobradas por parte da população, porém o termo sustentabilidade transborda as questões ambientas estendendo-se a aspectos sociais e éticos.
Dentre inúmeras medidas a executar nas empresas, as mais comuns e simples de aplicar em qualquer uma, sem importar o porte da mesma, podemos destacar:
- Diminuir o uso de descartáveis: principalmente copos plásticos e toalhas de papel, trocando estes por xícaras ou canecas e toalhas de pano.
- Economia e otimização de papel, água e energia: em relação ao papel hoje em dia é realmente ínfima a necessidade de impressão, mesmo assim aproveitar ao máximo e se possível dar preferência a papel reciclado, em relação a água em primeira instancia o consumo consciente da mesma, como também armazenamento de água de chuva ou reaproveitamento de água. Em relação à energia, sim existem inúmeras opções para diminuir o consumo que vão desde a compra de equipamentos de baixo consumo, eco eficientes, iluminação LED, como também implementar fontes alternativas de energia.
- Fomentar o uso de transportes alternativos ou home-office: disponibilizar veículos coletivos para o transporte dos funcionários, criar esquemas de caronas, fomentar o uso de bicicletas e até mesmo o home-office.
- Certificações: existem diferentes normas e certificações que garantem a sustentabilidade para cada tipo de atuação. ISO 14001 é a mais conhecida e genérica que implica impedir o desperdício de recursos, gerar menos resíduos e evitar danos ao meio ambiente resultantes dos processos de produção.
- Promover a transparência comunicacional com o público interno e externo: uma comunicação clara, precisa e oportuna melhora o clima organizacional dentro da empresa e gera confiança nos consumidores.
- Gerar empregos e apoiar projetos sociais: Priorizar empregos em comunidades carentes, como também apoiar projetos sociais nas mesmas.
No mesmo estudo se descrevem as principais práticas condenáveis:
- Trabalho escravo ou infantil.
- Poluir o meio ambiente.
- Escândalos de corrupção.
Desde o ano de 2005 a Corporate Knights, empresa de pesquisa canadense, emite um Ranking Global das empresas mais sustentáveis do mundo, e no ano das 2019 às 3 principais empresas foram:
1ª – Chr. Hansen Holding AS (Dinamarca)
2ª – Kering AS (França)
3ª – Neste Corporation (Finlândia)
Dentre as brasileiras se destacam:
8ª – Banco do Brasil SA
15ª – Natura Cosméticos AS
19ª – CEMIG
Sem dúvida alguma o caminho da sustentabilidade é o único e irreversível que as empresas devem tomar.