A principal fonte de energia atualmente utilizada está aos poucos se esgotando, obviamente estamos falando do combustível fóssil, e como contrapartida o lixo em suas mais diversas apresentações está aumentando constantemente. Porém existem muitos experimentos para desenvolver alternativas de fontes de energia, muitas até inusitadas, confiram algumas delas:
- Urina e excrementos: Em Bristol, na Inglaterra a companhia Wessex Water instalou uma planta de biogás no tratamento de esgoto para transformá-lo em milhões de litros de biometano por dia.
- Cultivo de algas: Cultivar microalgas pode ser uma solução para fabricar biocombustíveis de forma eficiente e sustentável. Elas são capazes de transformar luz solar e dióxido de carbono em etanol. Mas, mesmo em condições ideais, a quantidade de energia gerada ainda é muito pequena.
- Vento fraco: Uma película flexível e superleve que capta energia de ventos suaves, inovação sul-africana chamada “Moya”. Pode ser instalada em qualquer construção sem grandes reformas.
- Casca de coco: Substitutivo da lenha que ainda é fonte de energia em alguns países, principalmente africanos. Em comparação com o carvão tradicional, queima por mais tempo, é mais barato e dispensa o corte de árvores.
- Escamas e espinhas de peixes: Brasil, Honduras e Vietnam são países onde se está experimentando com essas fontes de energia para produzir biocombustível porém dificuldades financeiras estão atrapalhando as pesquisas.
- Árvore de vento: Equipada com quase 100 folhas de plástico que servem como pequenas turbinas e ficam penduradas em um tronco de aço. Com ela aproveita-se todo tipo de vento, inclusive pequenas correntes de ar, equipamento totalmente silencioso que por meio das turbinas instaladas geram energia.
- Movimento do corpo: Acender luzes ou carregar dispositivos eletrônicos aproveitando nossos passos é possível através de superfícies inteligentes localizadas em pistas de dança, campos de futebol ou estações de metrô pelo mundo.
- Azeitonas viram biocombustível: Posterior ao esmagamento para extração do óleo as azeitonas geram um rejeito ainda muito útil para geração de biocombustível. O projeto Phenolive gera eletricidade e calor aproveitando os resíduos delas.
- Resíduos de plantações: Sobra de colheitas são um grande problema na hora de descartar, porém podem-se transformar na hora da geração de energia. Incinerar caules e folhas de plantações rende eletricidade para casas nas zonas rurais e as cinzas ainda podem ser usadas como fertilizante.
- Rodovias e ciclovias solares: Painéis fotovoltaicos feitos de uma resina que comporta bicicletas e até caminhões podem pavimentar nossas ruas num futuro não muito longe. Estas vias captam a energia solar e mediante ela são iluminadas com lâmpadas de LED, sinalizadas e até gerar aquecimento para evitar acumulo de gelo.